
Você sabia que dia 30 de janeiro é dia nacional das Histórias em Quadrinhos? Essa data foi escolhida em homenagem à primeira publicação desse gênero, em 1869, pelo cartunista Ângelo Agostini (CNN Brasil). Na intenção de incentivar e valorizar essa produção tão importante, resolvi apresentar 4 motivos para ler Histórias em Quadrinhos. Confira:
1. Auxilia a tomar gosto pela leitura.
Para muitas pessoas, o primeiro contato com a leitura se dá ainda na infância pelas HQs, devido à configuração lúdica e única desse gênero. Assim, muitas crianças aprendem e tomam gosto pela leitura ainda nessa fase, aumentando a probabilidade de tornar a leitura um hábito no decorrer da vida. Vale salientar que nem toda HQ é infantil. Para os adultos que querem ler, mas não sabem por onde começar, esse é um ótimo pontapé.
2. Exercita a criatividade.
Uma ótima atividade que auxilia na saúde mental e emocional é desenvolver a criatividade. A partir do contato com outros universos e narrativas, o leitor trabalha a imaginação e conquista cada vez mais autonomia para desenvolver seus próprios projetos, sejam eles artísticos ou não.
3. Aguça a interpretação de texto.
Um dos problemas mais graves na educação do brasileiro é a dificuldade de interpretar textos. Isso pode se tornar um grande problema tanto individualmente quando no coletivo. Por exemplo: uma pessoa que assina um contrato sem entendê-lo de fato pode se prejudicar bastante, assim como um inocente pode ser linchado por um grupo de pessoas que entendeu errado o que esse disse. Portanto, saber interpretar é essencial para viver em sociedade, e um exercício fundamental é ler bastante.
4. É um entretenimento diversificado.
Você sabia que pode encontrar HQs de todos os tipos? Autobiográficas, históricas, geográficas, infantis, românticas, etc. As possibilidades, os formatos, os tipos de narrativa e os estilos de ilustração são infinitos, cada um incrível à sua maneira. Se seu único entretimento tem sido virtualmente (redes sociais, plataformas de streaming, etc.), eu te convido a se permitir conhecer novas possibilidades. Garanto que você não vai se arrepender.
Por fim, aos cartunistas, ilustradores e quadrinistas, deixo meu meus parabéns.
E você, gosta de HQs? Quais são suas favoritas?