Três HQs que você não pode deixar de ler.

Foto por Linda Eller-Shein em Pexels.com

Acho que deu pra perceber que falar sobre HQs me deixa empolgada, né? Quando o tema é esse, tem tanta coisa pra falar que não cabe numa postagem só. Por isso, decidi escrever este texto para indicar três HQs que eu li e acho que todo mundo deveria ler também. Confira:

1. Persepólis (Companhia das Letras, 2007)

O enredo é baseado na autobiografia de Marjane Satrapi. Neste livro de volume único, a iraniana nos apresenta suas vivências durante o início da revolução Xiita em 1979. Em nuances de drama e pontadas de humor, a narrativa nos mostra os efeitos trágicos desse regime teocrático do Irã e nos lembra de que nem sempre o futuro é sinônimo de progresso, e que política e religião nunca não devem se misturar.

2. Maus: a história de um sobrevivente (Quadrinhos na Cia, 2005)

Essa Graphic Novel nos introduz a narrativa de Art Spiegelman. Filho de um judeu polonês, o autor apresentada em detalhes os horrores vividos pelo pai em Auschwitz durante a ascensão nazista. Essa obra é considerada um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos e ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura em 1992.

3. Gen, pés descalços (Editora Conrad, 2011)

Essa também é baseado em uma autobiografia, mas, dessa vez, de Nakazawa. O autor nos expõe com riqueza de detalhes as o dia a dia de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, pouco antes da queda da bomba nuclear, e os dias após esse terrível acontecimento. A obra é dividida em dois volumes, que valem muito a pena.

Coincidentemente as três apresentam momentos e contextos históricos distintos, mas ainda tomados por muita dor e sofrimento em decorrência dos erros dos seres humanos. Se quiser, posso fazer uma versão mais levinha na próxima, rs.

E aí, o que achou das indicações? Você já tinha lido alguma dessas? Compartilhe com os outros Contextinhos.

Referências: Amazon.

Publicado por Ana Itagiba

Sou editora, revisora e mentora literária formada em Letras pela UFG. Também atuo como produtora cultural e de conteúdo para web. Autora das dramaturgias publicadas Patético Oásis e O experimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: