Um episódio recente em um canal de podcast brasileiro reacendeu o tema Nazismo e suas violências subsequentes. Em um momento em que discursos de ódio e violências contra minorias são cada vez mais registrados, faz-se necessário combatê-los com informação e registros históricos.
Portanto, listei três leituras que são de grande contribuição para o entendimento do que aconteceu durante essa época da história. Confira:
- O Diário de Anne Frank
O registro feito por Anne, uma criança judia assassinada pelos nazistas, retrata os horrores vividos por ela durante a ascensão desse movimento. Acompanhamos sua trajetória, medos, dificuldades e momentos de respiro durante o período em que esteve isolada com sua família em um sótão, em uma tentativa vã de sobreviver.

- A menina que roubava livros
A obra, narrada pela própria morte, apresenta a história de Liesel Meminger, uma criança, que junto ao irmão, foi afastada dos pais em decorrência da perseguição nazista. A primeira vez que ela se encontra com a narradora é no falecimento dele, quando rouba um livro do coveiro, o primeiro da lista. Assim, a morte se afeiçoa a ela e passa a acompanhá-la nos anos seguintes, contando sua história com nuances de humor e drama.

- Maus: a história de um sobrevivente
Já mencionei essa obra anteriormente, mas acho que vale mencionar de novo. O livro, escrito por Art Spiegelman, retrata em detalhes as vivências traumáticas de seu pai em Auschwitz. Essa obra é considerada um clássico contemporâneo, e por ser escrita em quadrinhos, nos traz referências e percepções visuais, possibilitando outro tipo de envolvimento com a narrativa.

Você já tinha lido algum desses? Gostou das indicações? Use os comentários para indicar outras obras que tenha lido sobre o assunto e que tenha gostado. Valem filmes e séries também.
Referências: Amazon.
2 comentários em “Três leituras para entender o que foi o Nazismo”