Prólogo, prefácio, epílogo e posfácio: você sabe a diferença entre eles?

Alguns elementos das obras podem parecer confusos para aqueles escritores de “primeira viagem”. A verdade é que nem sempre a escrita é tão “livre” como a gente prega, e alguns elementos literários devem ser seguidos para tornar seu livro mais “sério”.

Para isso, criamos este pequeno manual esclarecendo alguns artifícios que você pode utilizar na sua obra!

Prefácio
O prefácio vem sempre antes do primeiro capítulo de um livro. Ele tem o objetivo de apresentar ao leitor aquilo que vai ser lido, como uma justificativa às ideias utilizadas pelo escritor e à sua forma de construir a narrativa. Pode ser escrito pelo autor ou por um convidado.

Prólogo
Ele remete o leitor a um ponto ou uma ideia da narrativa a ser trazida, não sendo necessariamente uma parte do livro. Por exemplo: a obra se passa na ditadura militar, e o prólogo conta alguns trechos das diversas opressões ocorridas na época. O leitor já leu sobre esse tema ou está inserido nesse universo? Ainda não, mas ele já teve um “primeiro contato” com aquele assunto.

Posfácio
O posfácio não contribui mais com a história, mas serve como uma “advertência” do autor ao que foi dito em toda a narrativa. É uma espécie de justificativa posterior, normalmente em tom de conclusão (mesmo quando o autor não chega à nenhuma conclusão).


Epílogo
Diferente do posfácio, aqui nós temos um trecho da narrativa posterior a algum evento que marcou o fim da história. Quer um exemplo “clássico” — pelo menos para os geeks? — Os filhos de Harry, Ron e Hermione embarcando no expresso de Hogwarts 19 anos depois do fim da batalha, o evento que fecha a obra.

Publicado por Lucas Miranda

Acadêmico de Direito, tenho 17 anos e almejo a carreira diplomática. Atuo no Diário das Nações como editor executivo e redator.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: